Val Marchiori vence processo por injúria racial que Ludmilla moveu contra ela
- dncmallet
- 27 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
Eduarda Monteiro
A cantora havia movido um processo contra a socialite por injúria racial, após Val ter comparado seus cabelos à Bombril, no carnaval de 2016.
A polêmica acerca do comentário ofensivo de Val Marchiori em relação à Ludmilla, ocorrido durante o desfile do Salgueiro, escola de samba carioca onde a cantora foi musa no ano de 2016, ainda não deixou de vigorar. Após ter seus cabelos comparados à esponjas de aço pela socialite, Ludmilla moveu um processo contra ela por injúria racial, tendo seu veredito final apenas cinco anos depois.
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro entendeu e decretou que o comentário de Val era uma forma de "liberdade de expressão" ao invés de racismo, alegando que a comparação havia sido direcionada à peruca ou aplique que Lud usava na ocasião. Em seu Instagram, a loira comemorou: "Justiça seja feita.". Sendo comentarista dos desfiles na Rede TV! Val soltou: "A fantasia está bonita, a maquiagem... Agora, o cabelo... Hello! Esse cabelo dela está parecendo um bombril, gente."
Ludmilla, que havia pedido R$ 30.000 de indenização no processo, usou suas redes sociais para demonstrar seu descontentamento com o resultado do julgamento: “Sofreu racismo? Fácil. Vai lá e denuncia” “Lugar de racista é na cadeia” “Vocês reclamam demais, é só ir pra justiça” Vocês percebem agora que não é fácil como parece? Essa não é a primeira, segunda ou terceira denuncia que eu faço. Eu também não sou a primeira a passar por isso e infelizmente não sou a única. Eu não me faço de vítima não. Eu sou! Tá provado. Mas a estrutura desse país é tão racista, que eles tem a audácia de recorrer e ainda por cima comemorar vitória no Instagram. Mas quer saber? Eu NÃO VOU PARAR. E não é só por mim não! Uma hora as coisas vão ter que mudar. E no que eu puder usar a minha visibilidade pra ajudar nessa mudança, eu juro pra vocês que eu vou!", "RACISMO NÃO É LIBERDADE DE EXPRESSÃO".
Dias após o acontecimento, Lud desabafou sobre em seu Instagram: "Depois do desfile muitas pessoas me enviaram um vídeo de uma pessoa que apresentava um programa ao vivo na TV falou que meu cabelo parecia bombril. Eu fiquei muito triste quando vi o vídeo, mas curti o restante da minha noite de ontem tranquila e com sensação de dever cumprido após o desfile da minha escola maravilhosa que arrasou na avenida. Hoje, ao viajar pro Pará pra fazer um show, vim refletindo no avião. Quem é essa pessoa? O que eu fiz pra ela? O que ela fez pra chegar onde ela está? E vi que não valia a pena ficar com raiva dela, nem bater boca nas redes sociais. Tenho consciência de tudo que passei pra chegar aqui, vim de baixo SIM, mas lutei MUITO pra chegar onde estou e o mais importante, com um trabalho digno e honesto e com o apoio de toda a minha família e amigos que tenho orgulho de tê-los comigo sempre! Tenho muito orgulho da minha raça e não vai ser qualquer pessoa que vai me colocar pra baixo por puro preconceito , SER CHIQUE É TER VALOR E NÃO PREÇO. Muito obrigada a todos que responderam em minha defesa”, disse a cantora, abalada com o fato.
Imagens: https://www.instagram.com/ludmilla/
Komentarai